Na madrugada desta quinta-feira (29), foi deflagrada uma operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Homicídios da 2ª Delegacia Regional de Caratinga, e do GAECO Regional de Ipatinga. A ação visou cumprir mandados cautelares expedidos pela Justiça da Comarca de Caratinga contra investigados por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo, crimes ocorridos em 24 de março de 2025, na BR-458, em Caratinga, próximo a Ipatinga e Santana do Paraíso.
No Vale do Aço, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso. Um dos alvos, de 57 anos, com passagens por tráfico e porte ilegal de arma de uso restrito, está foragido. Os outros dois, de 35 e 36 anos, também egressos do sistema prisional, possuem antecedentes por tráfico, associação criminosa, porte ilegal de arma, roubo e homicídio.
Durante as buscas, foram apreendidas duas pistolas, calibres 9mm e .40, na casa de um dos suspeitos. A operação contou ainda com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DEFA), que cumpriu mandado de prisão e busca no município de Serra/ES. Um investigado de 33 anos, foragido com mandado de recaptura, foi preso.
Segundo o delegado Dr. Sávio Moraes, responsável pela investigação, o GAECO de Ipatinga reuniu elementos robustos sobre autoria e execução. Já o delegado Dr. Fernando Lima afirmou que o crime foi premeditado e praticado em concurso de agentes.
A operação foi batizada como “Vendetta”, pois a motivação estaria ligada à disputa pelo tráfico e à retaliação pela morte do irmão de um dos suspeitos, ocorrida em 2011 em Coronel Fabriciano.
A vítima, de 30 anos, foi assassinada com vários disparos enquanto trafegava de moto na BR-458. Cápsulas de munição 9mm foram encontradas no local. A conclusão do inquérito deve ocorrer nos próximos dias.