Na madrugada do dia 21 de julho, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Pelotão de Bom Jesus do Galho, quando uma equipe policial realizava o patrulhamento preventivo, avistou um veículo Corolla realizando uma manobra de marcha ré nas proximidades do hospital da cidade.
Em uma tentativa de evitar a abordagem, o condutor executou uma manobra conhecida como “cavalo de pau”, colocando em risco não apenas sua vida, mas também a de pedestres e usuários da via. Em seguida, empreendeu fuga pela MG 329, em direção a Caratinga.
A perseguição foi imediatamente iniciada pela equipe policial militar de Bom Jesus do Galho, que comunicou via rádio a placa do veículo, possibilitando a identificação do condutor. A partir deste ponto, uma operação de cerco foi montada em quatro pontos estratégicos ao longo da rodovia, na tentativa de interceptar o infrator. No entanto, o condutor conseguiu furar todos pontos.
Após, o condutor fugir pelas ruas dos bairros Santo Antônio e Alvorada, o motorista e passageira abandonaram o veículo próximo à sua residência. Entretanto, uma equipe da Polícia Militar já aguardava no local e realizou a abordagem.
Durante a busca pessoal, foi encontrado um maço contendo onze cigarros de uma substância verde semelhante à maconha no bolso do condutor. Além disso, no veículo foi encontrada uma porção de cor rosa, semelhante ao LSD.
O indivíduo já estava sendo procurado por um mandado de prisão relacionado ao crime de tráfico de drogas. Apesar da oportunidade oferecida para realizar o teste do etilômetro, devido aos sinais de embriaguez visíveis, o motorista não estava em condições de fazê-lo. O veículo Corolla foi removido para o pátio credenciado devido às infrações de trânsito cometidas durante a fuga.
Ao final da operação, foram lavrados autos de infração de trânsito pertinentes e o motorista foi preso por embriaguez ao volante, além do mandado de prisão em aberto, uso e consumo de drogas e direção perigosa. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil para as providências legais cabíveis.