A aposentadoria especial aos 55 anos já é uma realidade no Brasil, e o objetivo do Projeto de Lei Complementar 42 é fazer com que pessoas que trabalharam mais de 15 anos em condições insalubres e prejudiciais à saúde possam se aposentar até antes, aos 40. O projeto está em tramitação e será avaliado pelas comissões especiais da Câmara dos Deputados antes de seguir para a votação do Plenário.

Quem pode se aposentar aos 55 anos?
Quem trabalha em condições insalubres e prejudiciais à saúde. A aposentadoria especial é concedida às pessoas que conseguem comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos de trabalho e quanto mais danoso, menor o tempo.

Pessoas expostas a situações de risco serão beneficiadas. Os beneficiados são os trabalhadores que atuam em condições especiais que prejudicam a saúde, incluindo aqueles expostos a agentes químicos, físicos e biológicos, ou atividades consideradas perigosas. O projeto especifica também que são contemplados trabalhadores que lidam com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas e materiais inflamáveis, ambientes com ruídos ou calor excessivos, transporte de valores, além de vigilância patrimonial ou pessoal, armada ou desarmada. Além desses, qualquer outro tipo de atividades consideradas perigosas podem ser contemplados pela aposentadoria especial… – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/06/18/aposentadoria-condicoes-insalubres-solicitar-beneficio.htm?cmpid=copiaecola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *