Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação do concurso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Neste momento, serão contemplados todos os 491 candidatos aprovados dentre as mais de 500 vagas oferecidas aos profissionais médicos, em 46 especialidades, para atuarem nas unidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Governador Valadares, Uberlândia e Ipatinga. As nomeações serão publicadas nos próximos 15 dias, em dois atos.
A homologação do edital nº 01/2023 se inicia pela carreira de médico, mas vale ressaltar que todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas – ao todo, 1.801 – serão nomeados gradativamente.
A decisão de homologar o concurso de forma parcial foi baseada, sobretudo, na necessidade de substituição gradual da força de trabalho nas unidades assistenciais, dado que o certame ofereceu um número expressivo de vagas. O fracionamento das homologações também permitirá dar maior atenção aos novos servidores – acolhendo, orientando e capacitando -, além de possibilitar a transferência de conhecimento dos profissionais mais experientes aos recém-chegados.
Outro fator a ser considerado é o limite operacional para a realização dos exames admissionais e demais etapas das nomeações, realizadas pela equipe de Gestão de Pessoas da Fundação.
A decisão se deu, ainda, “pela maior dificuldade, por parte da Fundação, no provimento desses profissionais por meio dos Processos Seletivos Simplificados, frente aos demais”, conforme nota oficial.
É importante que os candidatos interessados acompanhem frequentemente a área do concurso, no site da Fhemig, para verificar as novas atualizações relativas ao certame.
As dúvidas sobre o concurso público da Fhemig podem ser encaminhadas para o e-mail: concurso.2023@fhemig.mg.gov.br.