Minas Gerais registrou mais de 15 mil casos de agressões contra idosos somente entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O valor é 2,32% maior que o mesmo período de 2023, que já havia registrado aumento de 10% em relação a 2022.
Para o coordenador da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Estêvão Machado de Assis Carvalho, são vários os fatores que elevaram a quantidade de casos de violência contra idosos.
“O que eu acho que contribui para esse aumento de denúncias é, em primeiro lugar, o aumento do número de idosos. O Brasil está envelhecendo, então a gente cada vez mais tem uma parcela da população dentro da de idosos. O segundo fator é uma conscientização das pessoas quanto à obrigação de denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. […] Nos últimos tempos, tem também o fator da pandemia, que colocou as pessoas dentro de casa. Então o agressor estava mais próximo do idoso e isso também contribuiu”, explicou.