O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga foi ampliado e a capacidade para abrigar detentos passou de 184 para 466. Além da reforma da estrutura, um anexo e um canil foram construídos. A inauguração foi nessa quarta-feira (31) e reuniu autoridades e agentes de segurança pública.
Foram investidos R$ 1,5 milhão, proveniente de verbas pecuniárias do Poder Judiciário da Comarca de Ipatinga. O valor foi para a reforma da estrutura original, ampliando o espaço para mais detentos, e construção do anexo da carceragem, com capacidade para receber 150 presos.
Com pé direito alto, as celas do anexo abrigam 12 detentos, em treliches. Nas extremidades, celas maiores podem receber até 21 presos. A estrutura conta ainda com pátio para banho de sol e alojamento para os policiais.
Canil e detecção das drogas ‘K’
A verba também foi usada para melhorar a estrutura do Grupamento Operacional com Cães (GOC), que agora pode receber seis cães. Cada um tem seu próprio recinto, além de consultório veterinário e alojamento para os militares. Na parte externa, uma área para treinamento e lazer.
O coordenador-geral do GOC, Ivan Soares Martins, explicou que cada animal ficará sob responsabilidade de um agente. Eles vão treinar diariamente e trabalhar juntos.
Os animais têm papel fundamental no combate às drogas K (K2, K4, K9 e spice). De acordo com Leonardo Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, ainda não há nenhum dispositivo eletrônico que consiga identificar o entorpecente.