A Polícia Federal deflagrou na manhã da ultima sexta feira, 02 de agosto de 2024, no combate ao abuso sexual infantojuvenil na internet, a Operação “Joio na Rede” com o cumprimento de 5 mandados  de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares/MG, em residências e empresas na mesma cidade.

Conforme apuração em ambiente cibernético, o investigado armazenava e compartilhava imagens contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.

Foi verificada grande quantidade de arquivos em tráfego na internet contendo material de abuso sexual infantojuvenil atribuído ao investigado. Durante as investigações verificou-se que as residências e estabelecimentos comerciais faziam compartilhamento de um único ponto de internet. Diante disso, em caso de suspeita de prática de ilícito penal por parte de um dos usuários, todos assumem o risco de sofrer eventual fiscalização e inviolabilidade de seus domicílios. Portanto, alerta a PF que se deve evitar este tipo de divisão de internet, com intuito de preservar-se de possíveis responsabilidades criminais e ainda gerar quebra de contrato com a operadora.

Os envolvidos responderão pelos crimes de armazenar e disponibilizar material contendo cenas envolvendo abuso sexual infantil e, se condenados, poderão receber a pena de até dez anos de reclusão.

A PF alerta ainda aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *