Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar de Coronel Fabriciano, deflagrou a operação “Falcões de Aço”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos destinados ao tráfico de drogas.
Durante a ação, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em diversas cidades mineiras e também em Bragança Paulista, São Paulo.
Ao longo das investigações, foi descoberto que o esquema movimentou mais de 1.200 quilos de produtos químicos, usados na adulteração de cerca de seis toneladas de cocaína, o que resultou em uma movimentação financeira que ultrapassa os R$ 35 milhões. Desse total, cerca de R$ 25 milhões foram diretamente destinados ao financiamento do tráfico de drogas.
A operação, que contou com a participação de agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar, foi realizada nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte, Patos de Minas, Ponte Nova e Ipaba, todas em Minas Gerais, além da cidade de Bragança Paulista, no interior paulista. A investigação revelou o envolvimento de familiares de líderes criminosos, incluindo esposas de presos e foragidos, que atuavam como laranjas para a lavagem de dinheiro.
Os produtos químicos desviados pela quadrilha eram utilizados para adulterar a cocaína, potencializando os lucros do grupo criminoso. O esquema operava há vários anos, e os envolvidos usavam interpostas pessoas para dificultar o rastreamento financeiro, uma prática que a operação policial buscou interromper de forma decisiva.