Em uma simulação de disputa à Presidência da República entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Pablo Marçal (PRTB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), o atual presidente teria 32% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (13).
Ex-candidato a prefeito da capital paulista, Marçal aparece na sequência, com 18%. Já o governador de São Paulo, Tarcísio, teria 15% na disputa hipotética.
Neste cenário, 18% dos entrevistados se consideraram indecisos. Votos brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 18%.
O instituto ouviu 2.000 eleitores entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Vale lembrar que Pablo Marçal saiu derrotado na corrida eleitoral em São Paulo, no último domingo (6). O levantamento da Quaest divulgado hoje foi realizado antes dos resultados do primeiro turno das eleições municipais e antes do então candidato do PRTB divulgar um suposto laudo médico atestando que o adversário Guilherme Boulos (PSOL) era usuário de drogas.
No último dia 5, a Polícia Civil de São Paulo indicou que o documento foi falsificado. No mesmo dia, a Polícia Federal (PF) anunciou que investigaria o caso. Segundo a PF, há fortes evidências de que é falsa a assinatura atribuída a um médico no laudo.
As próximas eleições gerais acontecem em 2026. Até o momento, não há pré-candidatos à corrida eleitoral.