A redação é, para muitos estudantes, a porta de entrada em universidades e concursos. No caso de duas alunas de escolas municipais da zona rural de Governador Valadares, é a oportunidade para a primeira viagem ao exterior e conhecer a maior agência espacial do mundo, a NASA.
Rafaella Soares Dias, de 15 anos, e Júlia Emanuelly Batista de Oliveira, de 14, venceram um concurso e vão, no ano que vem, para a National Aeronautics and Space Administration – NASA – agência espacial, na Flórida, nos Estados Unidos. Serão 10 dias de viagem.
Rafaella estuda na Escola Municipal Antônio de Castro Pinto, que fica no distrito de São José do Goiabal, e Júlia na Escola Municipal Araripe Júnior, que fica no distrito de Córrego do Sabiá.
O exame de seleção, que se iniciou com uma redação com o tema “Por que eu devo representar Governador Valadares no Kennedy Space Center – NASA?”. A redação precisava ser toda em inglês, sendo julgada por rigorosos critérios que incluíam: adequação ao tema, normas gramaticais em inglês, coesão e coerência, desenvolvimento do tema e legibilidade.
As duas tiveram sucesso nesta etapa e prosseguiram para a próxima parte. As estudantes precisaram gravar um vídeo, também em inglês, onde se apresentaram e discorreram sobre o porquê da necessidade de escolhê-las para esta viagem. Para auxiliar na gravação dos vídeos, o Polo de Transformação Digital ofereceu uma área com chroma key e equipamentos para uso dos alunos participantes.
O concurso da Space Experience, foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), em parceria com a Prefeitura de Valadares. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e da International Space Academy (KSCIA).
O que chama a atenção na história das meninas é que elas aprenderam sozinhas, com auxílio de livros, séries, filmes, o inglês.