A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou, durante a semana, a Operação PAF – Fauna, visando combater crimes contra a fauna silvestre nos municípios sob responsabilidade do 3º Pelotão de Meio Ambiente de Manhuaçu.
Ao longo de cinco dias de fiscalização, foram feitas 43 inspeções, resultando na emissão de 37 Boletins de Ocorrência e 30 Autos de Infração, que somam aproximadamente R$ 457 mil em multas.
Durante a operação, oito pessoas foram presas em flagrante por manterem pássaros da fauna silvestre em cativeiro sem licença ambiental. Ao todo, 48 aves foram apreendidas e, após passarem por exames veterinários, foram devolvidas à natureza.
Além das aves, os policiais apreenderam sete alçapões, um anilhador, um jequi e 36 gaiolas, todos utilizados para a captura e cativeiro dos animais. O material foi destruído pelas equipes da polícia ambiental.
A operação também flagrou uma pessoa realizando queimadas sem autorização e autuou outro indivíduo por provocar incêndio em vegetação nativa. Além disso, uma pessoa com mandado de prisão em aberto por homicídio foi capturada durante as ações.