Na noite de terça-feira (14), moradores de diversas cidades dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, em Minas Gerais, foram surpreendidos por um clarão no céu. A aparição, descrita por muitos como uma “bola de fogo”, foi registrada em vídeos e rapidamente viralizou nas redes sociais (veja o vídeo acima).
Nesta quarta-feira (15), um estudo conduzido pela BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) concluiu que o fenômeno foi provocado pela reentrada do segundo estágio de um foguete Falcon 9 da SpaceX, lançado em 5 de agosto de 2014, ou seja, há 11 anos.
As imagens feitas em diferentes pontos do estado mostram um rastro luminoso cruzando o céu de forma rápida e intensa. Entre as cidades onde o fenômeno foi observado estão: Almenara, Araçuaí, Bocaiúva, Capelinha, Inhapim, Ipatinga, Janaúba, Jequitinhonha, Lontra, Montes Claros, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rubim, Santa Maria do Suaçuí e Turmalina — a maioria localizada nas regiões Norte e Leste de Minas Gerais.
A BRAMON divulgou nesta terça-feira (14) uma análise detalhada que identifica o objeto como sendo o corpo do foguete Falcon 9, lançado em 5 de agosto de 2014 pela SpaceX.
“A partir das análises que a gente realizou em cima de vários vídeos que foram enviados para BRAMON nessa noite, a gente concluiu que foi a reentrada do corpo do foguete Falcon 9, que foi lançado em 5 de agosto de 2014.”
O objeto passou anos em órbita e a previsão de reentrada, embora imprecisa, já existia. A BRAMON teve dificuldade inicial para identificar a origem exata do fenômeno, mas posteriormente seus cálculos foram confirmados por dois especialistas internacionais: Jonathan McDowell, astrônomo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, e Joseph Rémy, cientista de dados e astrofísico.

G1