ASSISTA O VÍDEO

“Fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como um irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria”, disse Leão XIV na missa de início de pontificado. O novo Papa expressou o desejo de uma Igreja unida, fermento para um mundo reconciliado, e se emocionou ao receber o Anel do Pescador.

A missa foi celebrada na Praça São Pedro, repleta de fiéis e autoridades. Antes da cerimônia, Leão XIV percorreu de papamóvel os milhares de presentes. A celebração começou na Basílica Vaticana, com oração diante do túmulo de São Pedro, e procissão com o Evangeliário, o Pálio e o Anel do Pescador. Após o Evangelho, o Papa recebeu as insígnias petrinas e prestou-se o rito de obediência com representantes do povo de Deus, incluindo o cardeal brasileiro Jaime Spengler.

Na homilia, Leão XIV citou Santo Agostinho e recordou a morte do Papa Francisco. Ressaltou que a missão de Pedro é baseada no amor e na unidade, e que liderar a Igreja significa caminhar junto ao povo, servindo, não dominando. “Queremos ser fermento de unidade e fraternidade. Digamos ao mundo: Olhem para Cristo!”

Antes de rezar o Regina Caeli, o Papa agradeceu aos romanos, peregrinos de todos os continentes e delegações de vários países. Saudou também os que vieram para o Jubileu da Fraternidade: “Obrigado por manterem vivo o patrimônio da piedade popular!”. Emocionado, disse: “Durante a missa, senti fortemente a presença espiritual do Papa Francisco, que nos acompanha do céu”.

Recordou ainda a beatificação do padre Camille Côte, na França, e mencionou os sofrimentos causados pelas guerras: “Em Gaza, crianças e idosos são reduzidos à fome. Em Mianmar, novas hostilidades ceifam vidas inocentes. A martirizada Ucrânia espera negociações por uma paz justa”.

Confiou seu ministério a Maria, “Estrela do Mar e Mãe do Bom Conselho”, e pediu sua intercessão pela paz e pelos que sofrem. Ao final, saudou as delegações oficiais dentro da Basílica de São Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *