Uma cobra de aproximadamente dois metros foi retirada do compartimento do motor de um carro, em um posto de combustíveis de Coronel Fabriciano, na tarde desta segunda-feira (26). Quem fez a captura foi um dos frentistas do estabelecimento, localizado no distrito de Melo Viana.
O dono do carro, Carlos Augusto de Oliveira, disse que mora em um sítio e que chegou a ver o animal perto do capô. No entanto, pouco tempo depois, a cobra se escondeu e ele não conseguiu mais visualizá-la.
“Saí com o carro, levei no local apropriado, desliguei o motor, aí ela sentiu calor demais e tentou sair. Foi onde nós conseguimos realizar todo o procedimento correto para não [prejudicar] o animal, que ele estava só tentando se esconder”.
Quando o animal tentou sair, um dos frentistas viu a oportunidade de segurar a cobra pela cabeça e fazer a retirada.
“O rapaz muito muito inteligente, conseguiu pegar ela pela cabeça, recolhemos ela numa embalagem, com vida, e o policial guardou no carro até chegar o pessoal do [Corpo de] bombeiros”, disse Carlos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobra era da espécie caninana e foi devolvida no mesmo dia ao habitat natural, numa área de mata de Coronel Fabriciano.
Apesar do tamanho e de ser conhecida pela mordida dolorosa, a cobra caninana não oferece perigo ao ser humano porque não é venenosa.
Depois do susto, o motorista deixou um alerta para quem, assim como ele, vive perto de áreas com muita vegetação.
“Aconselho a tomar todo cuidado para não deixar porta aberta, deixar frestas, assim como pode entrar uma cobra grande, pode entrar uma pequena dentro da sua casa. Nessa época de frio isso acontece, porque o animal procura o local quente. E quando você chega com o carro e guarda na garagem, o motor está quente”.