O montanhista e fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, está desaparecido desde domingo (1°). Edson subiu o Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, no Peru, na quinta-feira (29), mas não retornou ao local onde estava acampado.
Além do brasileiro, outros dois montanhistas peruanos, Pretel Alonzo Homer Efraín, 34 anos, e Picón Huerta Jesús Manuel, 31 anos, também estão desaparecidos. Uma equipe de guias na montanha fazem buscas pelo trio.
Inicialmente, amigos afirmaram que o fotógrafo tinha nascido em Campo Grande. No entanto, Edson nasceu em Suzano (SP), de acordo com a família do fotógrafo. Ele morou em Mato Grosso do Sul por dois anos, período em que cobriu as queimadas no Pantanal em 2020.
O presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, Beto Pinto Toledo, confirmou o desaparecimento de três montanhistas. Segundo Toledo, o trio foi dado como desaparecido quando não retornou a um acampamento base ao longo da rota de escalada para passar a noite.
O presidente da associação informou que equipes especializadas do Departamento de Resgate em Alta Montanha (DEPSAN) do Peru atuam nas buscas, que foram intensificadas na região com uso de drones e apoio de montanhistas experientes.
O trio tinha como objetivo completar uma rota técnica ao cume da montanha, localizada dentro do Parque Nacional Huascarán, uma das áreas de montanhismo mais desafiadoras dos Andes.
Edson fazia parte de uma expedição junto ao Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM).