Na manhã do dia 14 de junho de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais por meio do Sexagésimo Segundo Batalhão desencadeou uma operação no bairro Vista Alegre, no município de São João do Oriente, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados ao crime de tráfico ilícito de drogas.
As diligências foram realizadas com base em denúncias que indicavam que um homem estaria envolvido na comercialização de substâncias entorpecentes na região. As informações também apontavam que o autor armazenava drogas em meio à vegetação nos fundos de sua residência, utilizando ainda uma casa próxima para embalagem dos materiais.
Com apoio de militares da Companhia Tático Móvel de Ipatinga e do emprego do cão farejador “Lion”, foram cumpridos simultaneamente três mandados em diferentes endereços. Durante as buscas no interior da residência do principal investigado, o cão localizou um cigarro contendo substância semelhante à maconha e diversas embalagens comumente utilizadas para a preparação de entorpecentes.
Na área externa do imóvel, o cão policial indicou um ponto em meio à vegetação, onde foi localizada uma bolsa enterrada contendo uma barra de substância semelhante à maconha, porções embaladas do mesmo material, além de uma quantidade significativa de substância análoga à pasta base de cocaína. Todos os entorpecentes foram recolhidos e apreendidos.
Em outra residência citada nas denúncias, situada na mesma rua, foram encontradas duas balanças digitais e um invólucro com forte odor característico de droga, o que reforça a suspeita de que o local era utilizado como ponto de apoio para a atividade ilícita.
O autor, de 29 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Inhapim, onde foi autuado em flagrante delito. Ele é egresso do sistema prisional e faz uso de tornozeleira eletrônica.
62º BPM