A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (6), uma nova redução no preço do diesel vendido às distribuidoras. Essa é a terceira queda no valor do combustível registrada em 2025. Com a medida, o litro do diesel passa de R$ 3,43 para R$ 3,27, o que representa uma diminuição de 16 centavos.
A decisão foi recebida com entusiasmo por profissionais que dependem do diesel no dia a dia, como os caminhoneiros. Wesley Ribeiro, que trabalha há mais de duas décadas nas estradas brasileiras, ressaltou a relevância da mudança: “Essa redução vai ser muito importante para nós. O óleo diesel tem impactado bastante no nosso orçamento, na nossa despesa da estrada. 50% da nossa despesa é óleo diesel”, afirmou.
Antônio Júnior, também caminhoneiro, reforçou o sentimento de alívio diante da nova tabela de preços:”Isso é bem-vindo, né? Diesel é essencial para o transporte todo e, com ele mais barato, tudo fica um pouco mais barato também”, disse.
Apesar da notícia positiva para as distribuidoras, consumidores ainda não têm certeza se essa redução será refletida nas bombas dos postos de combustível. Especialistas apontam que, embora o preço nas refinarias tenha baixado, diversos fatores podem interferir no valor final pago pelos motoristas, como impostos, margem de lucro dos postos e custos de transporte.
A nova queda faz parte de uma série de ajustes promovidos pela Petrobras desde o ano anterior, influenciados pelas oscilações no mercado internacional do petróleo e pela política de preços adotada pela companhia. A expectativa é que essa redução no diesel ajude a aliviar os custos logísticos e possa gerar impacto nos preços de diversos produtos comercializados no país.
Enquanto consumidores aguardam a possível queda nos valores nas bombas, a medida já começa a ser comemorada nos bastidores do setor de transportes, um dos mais afetados pelos altos custos dos combustíveis nos últimos anos.