A professora Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, foi presa preventivamente nesta sexta-feira (22) em Palmeira das Missões (RS), após ser filmada agredindo um aluno de 4 anos em uma escola de Caxias do Sul. Nas imagens, ela aparece gritando com o menino e atingindo-o com uma pilha de livros. A criança perdeu um dente, teve outros cinco comprometidos e precisará usar aparelho.
Segundo a delegada Thalita Giacomiti Andriche, o caso é investigado como maus-tratos qualificado por lesão grave, sem descartar tortura. Na delegacia, a professora permaneceu em silêncio, acompanhada de advogado, que informou que pedirá habeas corpus.
O caso ocorreu na segunda-feira (18). Inicialmente, a professora disse aos pais que o menino havia caído no banheiro, mas a dentista levantou suspeitas. Ao pedirem imagens da escola, os pais foram chamados pela direção, que mostrou o vídeo e pediu desculpas. A instituição demitiu a educadora, entregou as gravações à polícia e afirmou seguir à disposição das famílias, reforçando o compromisso com o bem-estar dos alunos.
O pai da criança relatou indignação: “Se chega a quebrar o pescoço do meu filho ali naquela mesa… Eu tenho certeza que de 8 a 10 kg, com certeza, tem naqueles livros lá”.
A criança estudava na escola há dois meses e está em recuperação, mas enfrenta restrições alimentares e traumas emocionais. “Ele não pode fazer força nos dentes. Então, é só papinha, só iogurte, sopinha, arroz e feijão amassado. É triste falar, é ruim. Sinto ele muito com medo. Qualquer barulho para ele, ele está assustado, até conosco. E é um trauma. Fica um trauma. Trauma para sempre”, desabafou o pai.
Apesar do choque, os pais não culpam a escola, mas pedem justiça: “Quero que ela vá presa. O pior é ver o filho da gente ter que almoçar de canudo. Isso não se faz com um inocente.”