Um homem foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão, em regime inicial fechado, por tentativa de homicídio qualificado. O julgamento ocorreu em 28 de agosto de 2025 no Tribunal do Júri da Comarca de Açucena, com atuação do Ministério Público de Minas Gerais, representado pelo promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro.

O crime aconteceu em 29 de julho de 2020, em Belo Oriente. De acordo com a denúncia, a vítima, foi surpreendida em via pública com um disparo de arma de fogo, efetuado em um local de grande circulação de pessoas. A ação ocorreu de forma súbita, sem chance de defesa, e colocou terceiros inocentes em risco.

A vítima sobreviveu, mas sofreu graves sequelas. Ele passou por diversos tratamentos médicos, enfrentou um quadro de tetraplegia temporária, perdeu parte da mobilidade do braço esquerdo e não conseguiu recuperar plenamente a capacidade de andar, necessitando de auxílio em atividades básicas do dia a dia.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente as teses do Ministério Público, reconhecendo a autoria, a materialidade e as qualificadoras de motivo torpe e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima.

O condenado respondeu ao processo em liberdade, mesmo cumprindo pena por tráfico de drogas. No entanto, durante a sessão de julgamento, teve a prisão preventiva decretada e foi levado ao sistema prisional.

Para o Promotor de Justiça Jonas Junio Costa Linhares Monteiro, a decisão representa a firme atuação institucional na defesa da vida, a responsabilização efetiva por crimes cometidos com brutalidade e a reafirmação do compromisso no combate à violência e à impunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *