Em visita oficial à Indonésia nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente Prabowo Subianto no Palácio Merdeka, em Jacarta. Os líderes firmaram uma parceria estratégica e assinaram acordos nas áreas de defesa, agricultura, bioenergia e meio ambiente. Durante o encontro, Lula confirmou que disputará um quarto mandato nas eleições de 2026, afirmando estar com “a mesma energia de quando tinha 30 anos”.

Às vésperas de um possível encontro com Donald Trump na Cúpula da ASEAN, na Malásia, Lula voltou a criticar o protecionismo econômico e defendeu o comércio com moedas locais como alternativa ao dólar, proposta que o ex-presidente norte-americano se opõe fortemente. O petista reforçou a necessidade de “multilateralismo e democracia comercial”, destacando que Brasil e Indonésia desejam ampliar trocas comerciais diretas.

Durante as reuniões, Lula e Subianto discutiram o aumento das exportações de carne e frango brasileiros e novas oportunidades para a Embraer no mercado asiático. O presidente brasileiro ressaltou a importância de uma “transição energética justa” e o papel das duas nações, que concentram grandes florestas tropicais , no combate à crise climática.

O encontro marcou o início da agenda asiática de Lula, que busca ampliar o comércio com o Sudeste Asiático e estreitar laços diplomáticos. Nesta sexta (24), ele segue para a Malásia, onde participará da Cúpula da ASEAN. Fontes dos dois governos confirmam a intenção de um encontro com Trump no domingo (26), o primeiro desde a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA.

Segundo o Itamaraty, o Planalto vê a reunião como uma oportunidade para “reorganizar a relação bilateral” e discutir temas como tarifas, sanções a autoridades brasileiras e a posição dos EUA sobre a América do Sul. Lula encerrou o discurso agradecendo o apoio da Indonésia à COP30, que será realizada em Belém, e reforçando o compromisso com uma ordem internacional mais justa e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *