A Polícia Militar apreendeu mais de 30 celulares, cinco armas de fogo e prendeu três homens durante uma operação realizada no bairro Santos Dumont II, em Governador Valadares, no fim da noite dessa quarta-feira (17). Segundo a PM, o material apreendido seria usado para abastecer detentos em presídios da região.
A ação começou após denúncias de que indivíduos armados, ligados a facções criminosas e disputas de gangues, estariam usando imóveis do bairro para esconder armas, drogas e outros materiais ilícitos. Durante a incursão policial, um dos suspeitos pulou o muro de um condomínio e atirou contra os militares, que revidaram. Ninguém ficou ferido.
Com o reforço de outras equipes, os policiais realizaram buscas em diversos apartamentos. Em um deles, moradores relataram que criminosos haviam arremessado armas e munições pela janela da cozinha e pedido que o material fosse escondido. No local, os militares encontraram três armas de fogo — dois revólveres e uma garrucha — além de munições.
Em outra residência, apontada como ponto de tráfico, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha, além de balanças de precisão e dinheiro. Já em um terceiro imóvel, usado apenas como depósito, a PM localizou 32 celulares novos e seminovos, além de carregadores e cabos. Os aparelhos estavam embalados em grupos, com proteção, o que indica que seriam lançados clandestinamente para dentro de unidades prisionais.
Durante as diligências, um dos autores dos disparos contra os policiais foi localizado e preso em outro apartamento do condomínio. No local, havia várias pessoas, que alegaram estar comemorando um aniversário.
Ao todo, três homens, de 19, 22 e 30 anos, foram presos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Governador Valadares. Todo o material apreendido foi encaminhado para análise. O caso segue sob investigação.