O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Inhapim, sob atuação do promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, informou a prisão de um homem de 29 anos, ocorrida em 08/02/2026.
A prisão se deu após a conversão de pena restritiva de direitos em pena privativa de liberdade, em razão do descumprimento das condições impostas pela Justiça.
O condenado respondia por vias de fato e disparo de arma de fogo e havia sido beneficiado com a substituição da pena de reclusão por restrições de direitos. No entanto, deixou de comprovar o cumprimento das medidas e não compareceu à audiência perante o Juízo da Execução, mesmo regularmente intimado, demonstrando desinteresse e descompromisso com as determinações judiciais.
Diante da conduta reiteradamente negligente e da gravidade da denúncia apresentada neste mês por tentativa de homicídio qualificado contra um idoso de 81 anos, no município de São Sebastião do Anta, o Juízo determinou a regressão para o regime fechado, por considerar inadequada a permanência do réu em liberdade.
O crime ocorreu no fim da tarde de 06/02/2025, em um bar no bairro Bela Vista. Segundo a denúncia, o acusado pediu uma folha para fazer um cigarro e permaneceu no local. Depois, afirmou que pretendia roubar o estabelecimento, mas que desistira por considerar a vítima uma “boa pessoa”.
No encerramento das atividades, ao ser solicitado a sair, teria ameaçado o idoso dizendo estar armado, avançado contra ele e desferido um golpe de faca na cabeça, iniciando luta corporal. Populares intervieram, o agressor fugiu e a vítima foi socorrida.
O homicídio só não se consumou graças à intervenção de terceiros e ao atendimento médico imediato, conforme destacado nos autos do processo judicial em tramitação.