Nesta segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, um momento para reconhecer o impacto de um gesto simples, mas de imensa importância. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, beneficiando pacientes que necessitam de transfusões, principalmente em situações de emergência ou em cirurgias complexas. Em comemoração à data, o Hemocentro de Governador Valadares está promovendo uma programação especial durante toda a semana.

Quem for ao hemocentro de Governador Valadares terá um atendimento diferenciado, incluindo café da manhã especial, camisetas e até certificados para os doadores mais frequentes. Os tipos sanguíneos mais escassos no estado, segundo a Fundação Hemominas, são A-, O- e O+, mas todos os tipos são bem-vindos para doação.

O mês de novembro foi escolhido para a campanha, já que é um período que antecede férias, feriados prolongados e datas comemorativas, quando a demanda por transfusões geralmente aumenta. Durante uma doação, o máximo de sangue coletado é de 450 ml, e este é processado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma, aumentando a quantidade de pessoas beneficiadas.

Doadores podem ir ao Hemocentro de Governador Valadares, Hemonúcleo de Manhuaçu ou ao Hospital Márcio Cunha de Ipatinga. A doação requer que o candidato esteja saudável, tenha entre 16 e 69 anos, pese mais de 50 kg e não tenha histórico de hepatite após os 11 anos. Além disso, é importante não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Esse ato de doação é vital para o funcionamento adequado dos hospitais, especialmente em situações de emergência, e é considerado seguro tanto para o doador quanto para o receptor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *