Nesta quarta-feira (29), o dólar opera em baixa, com os investidores atentos às reuniões simultâneas do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos. Essa quarta-feira, conhecida como “Superquarta”, é marcada pela expectativa dos mercados em relação às decisões de política monetária dos dois bancos centrais.

Expectativa de Alta na Selic no Brasil

No Brasil, o mercado espera que o Copom anuncie um aumento na Selic, a taxa básica de juros do país. Os dirigentes do Copom já haviam sinalizado em reuniões anteriores a possibilidade de novos aumentos nos juros, considerando uma inflação alta e persistente ao longo de 2024. Com isso, os analistas acreditam que a Selic pode ultrapassar os 15% ao ano até meados de 2025, atingindo o maior nível em quase 20 anos.

Fed Deve Manter Juros Estáveis

Nos Estados Unidos, a maior parte dos analistas acredita que o Federal Reserve não deve alterar suas taxas de juros por enquanto. O foco dos investidores está nos próximos dados de inflação e no mercado de trabalho nos EUA, que serão cruciais para definir os próximos passos do Fed.

Setor de Tecnologia em Foco

No cenário corporativo, o setor de tecnologia segue no centro das atenções. Gigantes americanas como Microsoft, Meta (dona do Facebook e Instagram) e Tesla divulgarão seus resultados financeiros para o último trimestre de 2024, influenciando o mercado global.

Resumo do Mercado

Dólar: Às 10h, a moeda americana caía 0,41%, cotada a R$ 5,8447. No pregão anterior, o dólar fechou em queda de 0,73%, a R$ 5,8690, renovando o menor patamar desde novembro. Com isso, o dólar acumula queda de 0,83% na semana e 5,03% no mês e no ano.

Ibovespa: O índice começou a operar em queda de 0,65%, aos 124.056 pontos. No acumulado, o Ibovespa tem alta de 1,31% na semana e de 3,14% no mês e no ano.

Os mercados permanecem atentos às decisões dos bancos centrais, que terão um impacto significativo nas perspectivas econômicas para o futuro próximo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *