O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o engenheiro Frederico de Siqueira Filho para comandar o Ministério das Comunicações. A oficialização do nome ocorreu na manhã desta quinta-feira (24). Indicado pelo União Brasil, Siqueira comandava da Telebras desde maio de 2023.
Conforme antecipou a Itatiaia, ontem (23) Siqueira Filho se reuniu com Lula no Planalto, acompanhado do ex-ministro da pasta, Juscelino Filho (União-MA) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), quando o martelo foi batido.
Quem também esteve presente no encontro foi o líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Pedro Lucas (União-MA), que já havia recusado o convite feito pelo presidente para assumir a pasta, mas recusou diante de conflitos internos do partido, que poderia sofrer uma implosão para a escolha do novo líder do partido casa.
A pasta estava sem comando desde o dia 8 de abril, quando Juscelino Filho deixou o posto após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostas irregularidades no uso de emendas parlamentares.
A posse ocorreu sem muito alarde, em uma cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Em uma carta divulgada após a confirmação da indicação, Siqueira agradeceu ao convite e pregou a continuidade dos trabalhos de seu antecessor.
“Chego com o compromisso de manter e ampliar os projetos que já vêm sendo desenvolvidos: levar conectividade às escolas públicas, ampliar o acesso ao 5G, conectar comunidades na Amazônia, dar celeridade à concessão de rádios e canais de televisão em todo o território nacional e implantar a TV 3.0. Esses são compromissos que transformam a vida das pessoas, reduzem desigualdades e promovem cidadania”, disse o novo ministro.