A energia elétrica começou a ser reestabelecida em partes de Portugal e Espanha, horas depois de um apagão atingir a Península Ibérica. A informação foi confirmada pelas operadoras de redes dos dois países.
De acordo com a René Elétrica Nacional (REN), fornecedora de energia portuguesa, as produções da hidrelétrica de Castelo de Bode e da usina termelétrica da Tapada de Outeiro já foram reativadas. Com isso, a energia está sendo gradualmente reestabelecida em Portugal. Primeiro, a energia deve voltar nas áreas próximas às usinas e, depois, irá progressivamente para o resto do país.
Já a Red Elétrica (REE), operado de rede da Espanha, afirma que a eletricidade já foi restaurada em várias regiões do país, incluindo Catalunha, Aragão, País Basco e Andaluzia.
Apagão na Europa
Nesta manhã, várias cidades de Portugal, Espanha, França, Itália e outros países europeus foram afetadas pelo apagão. Serviços de saúde, de transporte, de telefonia e outros foram prejudicados pelo ocorrido. Havia suspeita de ataque cibernético.
Um “fenômeno atmosférico raro” causou a falha na rede elétrica espanhola. Variações extremas de temperaturas no interior da Espanha causaram oscilações anormais nas linhas de alta tensão, afirmou a operadora de energia REN.
O fornecimento de energia deve demorar entre seis a dez horas para ser reestabelecido, segundo a operadora Red Eléctrica.