Seis estudantes do 1º período de Direito do Unileste realizaram um trabalho de extensão com foco na atuação da Defensoria Pública Municipal. Como parte da atividade, eles entrevistaram a defensora Dra. Aline Emerick, em seu gabinete na sede da Prefeitura Municipal de Inhapim.

Durante o encontro, Dra. Aline explicou como funciona a Defensoria, com ênfase na área cível — responsável por causas como pensão alimentícia, divórcio, guarda de filhos, tutela, curatela e investigação de paternidade. Questões que, segundo ela, impactam diretamente a vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

A defensora esclareceu que o atendimento é gratuito para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos, podendo chegar a três em casos especiais, como doenças graves. Os atendimentos podem ser espontâneos ou por encaminhamento do CRAS e do CREAS.

Um dos estudantes, Vitor Gabriel, relatou em conversa com a nossa equipe, a importância da experiência: “Fomos muito bem recebidos pela Dra. Aline. Saímos de lá com muito mais conhecimento sobre o papel da Defensoria. É gratificante ver como o Direito pode transformar realidades.”

A Defensoria atende na sede da Prefeitura, por ordem de chegada. Para ser atendido, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de renda, endereço e o número do CadÚnico.

A atividade não apenas enriqueceu a formação dos alunos, como também reforçou a importância do acesso à Justiça como um direito de todos. Experiências como essa conectam os futuros profissionais do Direito com a realidade social e incentivam uma prática mais humana e inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *