Os dois navios de cruzeiro que atuarão como hotéis flutuantes para delegações e demais participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30) chegaram ao Porto de Outeiro, em Belém, nesta terça-feira (4).

As embarcações proporcionarão, em conjunto, cerca de 6 mil leitos. Os hóspedes poderão realizar o check-in a partir desta quarta-feira (5).

A contratação dos navios (MSC Seaview e Costa Diadema) faz parte da estratégia do Governo Federal para ampliar a oferta de hospedagem em Belém durante a COP 30. O intuito é assegurar condições adequadas e acessíveis para os milhares de participantes da conferência, reforçando o comprometimento do Brasil com uma COP inclusiva, sustentável e bem-sucedida.

O percurso entre os navios e o Parque da Cidade, onde ocorrerá a conferência, levará cerca de 30 minutos. O deslocamento será realizado por meio de ônibus oficiais, que operarão de forma contínua e gratuita.

Para garantir a capacidade de receber os dois transatlânticos, o Terminal Portuário de Outeiro foi totalmente reformulado. Foram investidos aproximadamente R$ 233 milhões por meio da Itaipu Binacional.

O projeto contemplou a construção de 11 dolphins, a instalação de 10 pontes metálicas e a ampliação do píer de 261 metros para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da capacidade anterior.

As obras, realizadas pela Companhia Docas do Pará (CDP), incluem também um moderno espaço de recepção, com infraestrutura de apoio aos passageiros, como áreas de embarque, desembarque, atendimento e equipamentos de raio X.

Iniciado em 17 de abril deste ano, o projeto do novo Porto de Outeiro foi finalizado em aproximadamente seis meses, um tempo recorde para uma obra portuária.

Para garantir essa agilidade, foram organizadas frentes de trabalho simultâneas, 24 horas por dia, em três turnos com equipes diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *