O Hospital Estadual César Cals, no Centro de Fortaleza, foi atingido por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira (13). De acordo com a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos. O fogo foi controlado por volta de 11h30.
Pelo menos três bebês foram retirados do hospital em leitos e em incubadoras. O hospital é de alta complexidade e referência no atendimento de gestantes de alto risco e bebês prematuros. Ainda não há informação sobre quantos pacientes estavam internados na unidade.
Os bebês foram colocados provisoriamente em lojas de um shopping popular nas proximidades do hospital, até a chegada de ambulâncias. Pessoas que trabalham na região ajudaram no resgate. Depois que o fogo foi controlado, os pacientes retornaram para o hospital.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, pontuou a pasta.
O governador Elmano de Freitas acrescentou que determinou a transferência dos pacientes para outra unidade até a “plena normalidade” do Hospital César Cals.
Os pacientes estão sendo retirados em segurança e transferidos para outras unidades da rede estadual. A secretária de Saúde Tânia Mara Silva Coelho informou em coletiva de imprensa que cerca de 15 pacientes já foram transferidos e equipes se preparam para transferir outros 40 pacientes que estão na Unidade de Médio Risco. A secretaria ainda disse que a “situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas”.
A Enel Distribuição Ceará informou que “houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”.
A empresa realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar para garantir os trabalhos das autoridades.