Um marco para a história de Inhapim. A cidade celebrou hoje, 18 de junho de 2024, a Inauguração do novo prédio do Fórum Anastácio Chaves.
A solenidade de inauguração da sede, contou com a participação de autoridades políticas, profissionais da área do Direito, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outros.
O novo fórum foi construído em uma área de 4 mil m², na avenida Pau Brasil, no Loteamento Recanto Verde. O prédio tem 2,2 mil m² de área construída, com capacidade para abrigar três varas, em dois pavimentos.
Além da acessibilidade, o prédio terá informatização completa, estacionamento e bicicletário. O primeiro pavimento acomoda salão do júri, Sala da Defensoria, conciliação e arquivo e outros recintos. O 2º pavimento apresenta secretarias, gabinetes dos juízes, assessorias, setor psicossocial, administração, dentre outros espaços.
A Comarca de Inhapim atende, além do município-sede e seus distritos — Bom Jesus do Rio Preto, Itajutiba, Jerusalém, Macadame, Novo Horizonte de Inhapim, Santo Antônio do Alegre, São Tomé de Minas e Tabajara —, as cidades de Bugre, Dom Cavati, Iapu, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta.
Nossa equipe conversou com a juíza diretora foro da comarca de Inhapim, Larissa Teixeira da Costa, que se demonstrou muito feliz com a inauguração e destacou que o espaço além de amplo e moderno, trará conforto no atendimento ao público.
Na oportunidade conversamos também com o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho que reforçou que ao entregar esta obra, o órgão está entregando uma prestação jurisdicional, que trará mais rapidez e eficiência no que diz respeito a resolução dos processos.
Conversamos também com o prefeito Márcio Elias, o Marcinho, que classificou a data da inauguração como um dia muito feliz para o município de Inhapim, ele falou também sobre a contribuição da Prefeitura para conquista do terreno.
A obra foi construída através de licitação, tendo como vencedora e portanto a executora do projeto, a empresa CG ENGENHARIA EIRELI, pelo valor de R$15.786.494,67 (quinze milhões setecentos e oitenta e seis mil quatrocentos e noventa e quatro reais e sessenta e sete centavos).