Um homem de 40 anos foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público, por poluição ambiental no Córrego Bom Sucesso, zona rural de São Domingos das Dores.
De acordo com a denúncia, o homem causou poluição a níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, mediante a utilização de defensivo agrícola próximo a curso d’água.
No ano de 2021, policiais militares, em atendimento à denúncia anônima, compareceram ao local acima descrito e constataram que o denunciado realizou a limpeza de vegetação exótica do tipo capim colonião em uma área de preservação permanente, utilizando um defensivo agrícola (herbicida) à base de glifosato, conhecido como “Roundup”.
Ainda de acordo com a denúncia, a área atingida pelo herbicida encontra-se acerca de 3 (três) metros de uma nascente que é utilizada por 14 (quatorze) famílias para o consumo humano. Tal conduta pode gerar graves prejuízos àqueles que utilizam da água diariamente.
O MPMG representado pelo Promotor Jonas Junio Linhares Monteiro, pede na denúncia, que o autor seja condenado nas penas que lhe são cabíveis e pague danos morais coletivos no montante de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).