Militares do Batalhão de Choque prenderam, nesta terça-feira (23), Ronaldo Nobre dos Santos, conhecido como “Coxinha” ou Maníaco da Zona Oeste. Ele foi encontrado no Hospital João XXIII, na região Central de Belo Horizonte. O criminoso estava internado na unidade desde o dia 17 de julho, quando ele teria caído de uma árvore.
Os policiais foram acionados e confirmaram que o paciente tratava-se de Ronaldo.
O criminoso cumpria pena em uma das penitenciárias de Minas Gerais, e teve acesso ao benefício da saidinha temporária em fevereiro deste ano, usando o nome de um primo. Porém, ele não voltou.
Por ter usado o nome de um parente durante o tempo que ficou preso, o nome verdadeiro de “Coxinha” continuava no sistema como foragido desde 2018. Ronaldo foi incluído pelo Ministério Publico na lista do programa PMMG Busca e era procurado pelas forças de segurança de todo o país.
Criminoso é investigado por crimes em série
Ronaldo Nobre dos Santos havia sido condenado a mais de 22 anos de prisão por estupro, um homicídio, dois roubos, dois furtos e uma ameaça. Além das condenações, ele responde a processos por crime de estupro, seguido de homicídio, praticado no bairro Betânia em (21/11/2022) e roubo seguido de estupro no Bairro Salgado Filho (02/04/2021).
Existem ainda outras investigações policiais que comprovam que Ronaldo é o autor de diversos outros estupros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo um crime ocorrido em março de 2024 no bairro Alto Barroca.
Morador de rua e usuário de drogas, o criminoso normalmente ameaça suas vítimas com o uso de uma faca, violentando-as sexualmente em seguida. Segundo uma vítima sobrevivente, o maníaco tem uma tatuagem de tridente nas costas.
Ronaldo atuava nas regiões dos bairros Salgado Filho, Betânia, Grajaú, Nova Granada, Morro das Pedras, Carlos Prates, Céu Azul, Alto Barroca e Floresta.