Um foragido da Justiça brasileira foi preso nos Estados Unidos da América (EUA) em decorrência de Difusão Vermelha (alerta internacional da Interpol) requerida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.
Sentenciado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, o homem foi detido pela Immigration and Customs Enforcement, autoridade de imigração dos EUA, em Framingham, Massachussetts. E no dia 20 de setembro, ao desembarcar no Brasil, após der deportado pelo governo norte americano, foi preso pela Polícia Federal e encaminhado para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria para continuar cumprindo sua pena de 19 anos, três meses e sete dias de prisão.
Os crimes pelos quais o acusado foi condenado ocorreram em 20 de abril de 2010, na cidade de São João do Oriente, em Minas Gerais.
De acordo com a denúncia do MPMG, o homem e outra pessoa eram chefes de organização criminosa que traficavam drogas no município, inclusive na zona rural.
Consta também que na época ele e um adolescente coagiam os usuários de drogas a pagarem suas dívidas, por meio de violência e graves ameaças.