O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, conseguiu a condenação de Juarez Junio Ferreira Oliveira, conhecido como “Ferrugem”, pelo crime de tentativa de homicídio qualificado contra Ilma Maria da Silva Rocha.
O julgamento aconteceu no último dia 8 de setembro de 2025, no auditório da FADIPA, em Ipatinga. Segundo o processo, o crime ocorreu em março de 2017, em Ipaba, quando o réu, inconformado com o fim do relacionamento com a filha da vítima, a atacou de forma premeditada e chegou a atirar contra ela. A mulher sobreviveu porque o disparo não atingiu órgãos vitais e recebeu atendimento médico imediato.
O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do Ministério Público, reconhecendo que Juarez agiu por motivo torpe e com intenção de matar. Ele foi condenado a 11 anos e 8 meses de reclusão, em regime fechado.
Apesar da sentença, Juarez não compareceu ao julgamento e encontra-se foragido da Justiça. O Ministério Público informou que já está adotando medidas para sua localização e prisão.
O promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro destacou que a condenação representa um marco importante na luta contra a violência:
“Crimes como esse, motivados por inconformismo e pela tentativa de impor violência contra mulheres e suas famílias, não podem ficar impunes. A atuação firme do Tribunal do Júri é fundamental para assegurar justiça e proteger a sociedade”.