Ipatinga/MG – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, 31 de outubro, a Operação Shopper com o objetivo de reprimir o crime de descaminho, prática que envolve a entrada e comercialização de produtos estrangeiros sem o devido pagamento de impostos. A ação, autorizada pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Ipatinga, cumpre três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais relacionados ao suspeito.

A operação conta com o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB) no cumprimento dos mandados em local comercial do investigado. O foco da operação é reunir novos elementos que reforcem os indícios coletados nas investigações, que apontam para a atuação do suspeito na importação de produtos como eletrônicos, cosméticos, perfumes, bebidas e itens de moda sem seguir os trâmites legais de importação. Essa prática configura o crime de descaminho, que prejudica os cofres públicos e interfere na concorrência justa no mercado.

O nome da operação, Shopper, faz alusão à atividade do investigado, que comprava produtos de acordo com a demanda de clientes específicos, visando determinados nichos de mercado. O suspeito utilizava um esquema dissimulado para gerenciar o estabelecimento comercial, que atendia a pedidos personalizados e abastecia seu estoque com produtos não regularizados.

A Polícia Federal de Minas Gerais segue com as investigações, buscando aprofundar as provas e reforçar o caso contra o investigado, que agora responderá por descaminho e outras eventuais irregularidades que possam surgir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *