Produtores rurais, compradores, donos de cafeterias, baristas e apaixonados por café, estão em contagem regressiva para a Semana Internacional do Café 2024 que acontece entre 20 e 22 de novembro, no Expominas. O tradicional evento que movimenta cerca de 60 milhões de reais em negócios e recebe cerca de 20 mil participantes de 40 países, terá como tema “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”.
O diretor de planejamento da Espresso&Co, Caio Alonso Fontes, uma das empresas realizadoras do ao lado da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seapa), Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg) e Sebrae, contou que a feira sempre teve um tema como norte mas, somente, a partir de 2022, eles decidiram torná-lo mais transparente para o público.
No ano passado, o foco foi “a origem como estratégia de marketing para o café brasileiro acessar novos mercados”. Agora, em 2024, segundo ele, os temas eleitos estão bem alinhados com o que estamos vivendo. A ideia é que essas três temáticas, que se interrelacionam, perpassem todo o conteúdo das palestras e cursos.
Considerada uma das maiores feiras do mundo, a SIC tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
Programação terá desde palestras a degustações orientadas
Durante três dias, a programação oferece conteúdo de ponta em forma de palestras, workshops, competições, pesquisas e degustações orientadas e os visitantes podem ter acesso a 170 marcas expositoras, novidades e tendências de mercados, além de poderem conferir premiações, como Coffee of the Year, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e Campeonato Brasileiro de Barista, cujo campeão irá representar o Brasil no campeonato mundial em 2025.