Um homem de 26 anos foi preso durante a noite dessa quinta-feira (9) pelo crime de injúria racial dentro da UPA Ressaca em Contagem, na grande BH. A vítima das supostas ofensas foi um porteiro da unidade de saúde, de 51 anos.

A vítima dos xingamentos, conforme a Guarda Municipal, teria pedido para que o suspeito, que estava acompanhando uma paciente, deixasse um local que é restrito para funcionários.

Irritado, o homem teria chamado a vítima de “macaco”, além de atingir um computador da unidade, que não foi danificado. O suspeito saiu do local. Contudo, foi alcançado pelos guardas, que o prenderam em flagrante. Ele já possuía passagens policiais por furtos.

Vítima e suspeito foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. A reportagem entrou em contato com a PC e aguarda um posicionamento.

Outro caso

Uma mulher de 35 anos foi presa por injúria racial em Belo Horizonte, após ofender um funcionário de um bar no bairro Alípio de Melo. Segundo a Polícia Civil, a cliente reclamou do atendimento e disse: “da próxima eu resolvo com uma pessoa branca”, repetindo a frase quando questionada. O incidente ocorreu após a cliente se queixar da qualidade de um tira-gosto.

Denúncias disparam

Conforme a lei brasileira, o crime de injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade de indivíduos — discriminando toda a integralidade de uma raça. Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que equipara o crime de injúria racial ao de racismo e amplia as penas.

Conforme os dados mais atualizados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a outubro de 2024, foram 1.521 denuncias — 200% a mais que no ano anterior no mesmo período, quando a polícia registrou 490 casos. Em 2022, foram 423.

O número de casos de racismo é menor. De acordo com a pasta, de janeiro a outubro do ano passado, foram 162. Em 2023, foram 332, e em 2022 foram 153.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *