O Vaticano confirmou que 133 cardeais eleitores já estão em Roma para o Conclave que começa no dia 7 de maio. Nesta segunda-feira (5), 179 cardeais, incluindo 132 eleitores, participaram da décima Congregação Geral, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
O cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, anunciou que o Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell, realizou o sorteio dos quartos onde os cardeais ficarão hospedados — Casa Santa Marta e antiga Santa Marta. Os eleitores poderão se deslocar até a Capela Sistina, onde ocorrerão as votações, até mesmo a pé, por percurso protegido.
Na Congregação desta manhã, ocorreram 26 intervenções, abordando temas como:
* Direito canônico e papel do Estado do Vaticano;
* Natureza missionária da Igreja e atuação da Caritas;
* Importância da presença da imprensa como reflexo da relevância do Evangelho;
* Oração durante a pandemia como símbolo de esperança;
* Desejo por um novo Papa próximo do povo, capaz de promover comunhão e responder às crises globais;
* Desafios na transmissão da fé, guerras, meio ambiente e fragmentação mundial;
* Preocupações com divisões internas na Igreja;
* Papel das mulheres no processo sinodal;
* Vocação, família, educação e os documentos do Concílio Vaticano II, especialmente a Dei Verbum, foram citados como pilares.
Bruni reforçou que os cardeais terão liberdade para se manifestar nas próximas sessões, garantindo ampla participação. Os preparativos na Capela Sistina e nas acomodações estão quase finalizados. Os cardeais poderão fazer check-in na terça-feira.
A Capela Sistina está isolada pela polícia vaticana. Jornalistas não poderão acessá-la, mas imagens internas serão divulgadas ao público.