O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de três homens por roubo majorado cometido em uma propriedade rural de Inhapim, no Leste de Minas. As penas somam 31 anos, 11 meses e 10 dias de reclusão, todas em regime inicial fechado.
O crime aconteceu em 25 de agosto de 2022, na Fazenda Zé do Roque, localizada no Córrego Taquaral, zona rural do município. Segundo a denúncia apresentada pelo MPMG, os três envolvidos agiram em conjunto e utilizaram uma arma de fogo para render os trabalhadores que estavam na propriedade.
As vítimas foram amarradas, ameaçadas e permaneceram sob o domínio dos criminosos durante várias horas. Durante a ação, foram roubados um caminhão Mercedes-Benz, 40 sacas de café em grãos, além de outros bens.
De acordo com o Ministério Público, os criminosos chegaram a obrigar os trabalhadores a manter uma aparência de normalidade para evitar que o proprietário da fazenda percebesse o que estava acontecendo. Um dos funcionários também teria sido obrigado a auxiliar na movimentação do café que seria levado.
As investigações possibilitaram a recuperação do caminhão, a localização das sacas de café e a apreensão de uma arma de fogo relacionada ao crime. O processo também contou com reconhecimentos realizados pelas vítimas e outras provas reunidas durante a investigação.
A Justiça considerou comprovadas a autoria e a materialidade do crime, reconhecendo o emprego de arma de fogo, a participação de três pessoas e a restrição da liberdade das vítimas.
As condenações foram de 12 anos, 1 mês e 25 dias de reclusão para dois dos envolvidos, e 7 anos, 7 meses e 20 dias para o terceiro condenado. Também foram aplicadas penas de multa.
Os três negaram participação no crime durante o processo. A Justiça, entretanto, considerou comprovadas as acusações apresentadas pelo Ministério Público.
Os condenados poderão recorrer da decisão em liberdade, conforme determinação judicial, sem prejuízo de eventual prisão relacionada a outros processos.
Segundo o MPMG, a condenação presenta uma resposta diante da gravidade do crime e foi possível a partir do conjunto de provas produzido durante a investigação e a ação penal.