No início deste mês de agosto, o Parque Nacional do Caparaó realizou mutirão para limpeza da trilha ao Pico da Bandeira pela Portaria de Alto Caparaó, no lado mineiro.
Triste realidade do acúmulo de lixo deixado por visitantes sem consciência quanto ao cuidado com o meio ambiente e com o Parque Nacional do Caparaó. Uma quantidade absurda de lixo especialmente no cume do Pico da Bandeira. No total, foram 12,5kg de lixo recolhidos.
“Mais uma vez, solicitamos aos visitantes que retornem com seu lixo. Desde 2016, quando realizamos a campanha ‘Nosso Parque Limpo’, não temos mais lixeiras no Parque e buscamos a conscientização dos visitantes quanto a serem responsáveis e trazerem seu lixo de volta. Pedimos ainda que evitem fazer suas ‘necessidades’ nas trilhas, buscando sempre utilizar os sanitários, e quando não for possível, que enterrem seus dejetos e tragam de volta papel higiênico e lenços umedecidos”, destaca a direção do Parque Nacional do Caparaó.
ÁGUA
Junto com o mutirão de limpeza, o Parque do Caparaó realizou também melhorias na captação de água do Terreirão, que está muito escassa.
“Pedimos aos visitantes que passam ou permanecem no acampamento do Terreirão para que economizem água. A nascente do rio José Pedro, que abastece o Terreirão, está com a vazão muito baixa e o período seco ainda deve se agravar até outubro quando esperamos que se iniciem as chuvas na região. Fundamental ter consciência e poupar esse recurso tão valioso”, ressalta a nota nas redes sociais.
Além dos registros do serviço realizado, a direção do parque ainda agradeceu aos parceiros e voluntários nas duas ações