O governo de Minas Gerais apresentou, nesta quinta-feira (13), as novas viaturas da Polícia Militar. Em solenidade com a presença do governado Romeu Zema, as novas viaturas, que terão cores diferentes e luzes azuis, chegam para reforçar a segurança no Estado, principalmente com os eventos de Carnaval.
Além da presença do governador, o evento, que aconteceu na Praça Afonso Arinos, Centro de Belo Horizonte, contou também com a participação do Comando-Geral e da Chefia do Estado-Maior da PMMG.
Agora, os veículos brancos com plotagem nas cores azul, amarela e vermelha serão substituídos por viaturas pretas com adesivo dourado, caqui e cinza. As cores se assemelham as das fardas utilizadas por policiais militares. Inicialmente, foram apresentados 123 novas viaturas e a tendência, segundo Zema, é que essa transição aconteça de forma gradual e não terá custos adicionais. Vale lembrar que Minas tem mais de nove mil viaturas em operação.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a mudança é baseada em um estudo detalhado. Uma das principais ideias seria garantir mais segurança aos militares. Além das cores, as viaturas passar a ter um giroflex na cor azul.
“Chegamos a conclusão que essas cores, a utilização dessa nova identidade visual, trará maior ostensividade nas operações de presença policial. Destacamos também a diferenciação do uso do giroflex. Agora nós temos dois sinais luminosos: o azul, que vai ser utilizado quando a viatura estiver em ações preventivas de patrulhamento, e a cor vermelha, a ser usada quando a viatura estiver na ação de emergência”, afirmou o comandante.
As 123 viaturas entregues hoje já atuam no patrulhamento do pré-carnaval e também estarão nas ruas no período oficial da folia. Inicialmente, elas ficarão apenas em Belo Horizonte.