Menos de uma semana depois de participar da cerimônia de entregas do programa Terra da Gente, em Campo do Meio, no Sul de Minas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta ao estado nesta terça-feira (11) para mais duas agendas: uma em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e outra em Ouro Branco, na região Central.
Em Betim, Lula visita, às 10h, o Polo Automotivo da Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, entre outras marcas. Em seguida, participa da inauguração do centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex, que será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem.
O governo federal tem incentivado medidas de descarbonização para que o Brasil cumpra as metas de contenção do aquecimento global. O país sedia, em novembro, em Belém, a COP 30, a Conferência da ONU para mudanças climáticas, e um dos focos será a transição energética.
Já na parte da parte, o presidente participa, em Ouro Branco, da cerimônia de inauguração de ampliação da produção de aço da Gerdau Brasil. O vice-presidente Geraldo Alckmin também está confirmado no evento.
Segundo a empresa, a ampliação visa o fornecimento de aço, especialmente para setores de máquinas e equipamentos, além do automotivo, com foco no mercado interno. O investimento na unidade de Ouro Branco é de R$ 1,5 bilhão, de um total de R$ 6 bilhões que a companhia investe atualmente. A unidade da Gerdau em Ouro Branco responde por 12% da produção total de aço do Brasil.