Presidente dos EUA apresentou o cartão dourado que simboliza novo programa de visto para estrangeiros que investirem alto no país. ‘Sou o primeiro comprador’, afirmou Trump.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nesta quarta-feira (3) o protótipo do “Gold Card”, cartão dourado que representa o novo programa de visto que garante cidadania americana a estrangeiros que investirem US$ 5 milhões (cerca de R$ 28 milhões) no país.
O cartão físico traz o rosto de Trump, a Estátua da Liberdade ao fundo, uma águia — símbolo nacional —, estrelas e o número 5.000.000 em destaque. Ele foi mostrado a jornalistas durante conversa a bordo do Air Force One, em Miami.
“Sou o primeiro comprador. Muito emocionante, não?”, disse o presidente, destacando que o programa começará a funcionar oficialmente em duas semanas. Trump afirmou que o objetivo é atrair empresários e criadores de empregos para os EUA, reduzindo o déficit nacional.
O “Gold Card” substitui o antigo visto EB-5, que já oferecia residência a investidores estrangeiros. Agora, além do investimento, os participantes do novo programa poderão solicitar a cidadania de forma acelerada. Segundo o governo, todos os candidatos passarão por análise criteriosa.
O secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que o visto poderá ser usado também por empresas americanas para atrair trabalhadores qualificados. Trump espera vender até um milhão de cartões e não descartou a participação de oligarcas russos.
Programas semelhantes já foram adotados por países europeus, como Portugal e Reino Unido, mas acabaram restringidos por questões de segurança.
“O investidor global sabe que agora é hora de ficar mais rico do que nunca”, declarou Trump.